Martha Seillier deve ser escolhida para lugar de Salim Mattar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Martha Seillier, atual secretária especial do Programa de Parcerias e Investimento (PPI), deve ser a escolhida por Paulo Guedes para ocupar a Secretaria Especial de Desestatização após a saída de Salim Mattar, segundo fontes. Ele e o secretário Paulo Uebel (Desburocratização, Gestão e Governo Digital) pediram demissão do Ministério da Economia.
Segundo fontes ligadas ao ministro, Seillier já vinha ocupando espaço na agenda com seu programa de privatizações com uma agilidade considerada mais eficiente do que Mattar. Um auxiliar disse, inclusive, que o PPI estaria "fazendo sombra" na secretaria do colega.
Salim era frequentemente visto por colegas como uma pessoa sem jogo de cintura para a realidade de Brasília. Sua agenda de privatização precisaria de uma boa articulação política para conquistar o apoio necessário no Congresso —e Salim não conseguia andar bem nesse campo.
Debandada
Apesar de ser vista como uma questão de tempo, a saída de Salim Mattar teve uma dimensão maior por ter sido anunciada junto com o pedido de demissão do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel. O próprio Guedes admitiu: "Houve uma debandada".
A saída de Uebel foi interpretada por Guedes, nas palavras do ministro, como um jovem que não estava gostando do que via. O secretário era responsável pela reforma administrativa, finalizada pela equipe econômica desde o fim do ano passado, mas que nunca saiu da gaveta porque o presidente Jair Bolsonaro impediu.
Uebel, segundo pessoas próximas, estava absolutamente incomodado com a demora, principalmente com as notícias de que a reforma administrativa teria ficado para o ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.