Embraer, Ambev e ONU buscam trainees; veja como mandar bem na seleção
Está aberta a temporada de processos seletivos para trainees. Grandes empresas buscam jovens profissionais, que vão passar um tempo determinado conhecendo em detalhes os negócios da companhia. A chance é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho, o que atrai milhares de recém-formados.
Especialistas consultados pelo UOL concordam que programas de trainee de grandes empresas podem ser um acelerador de carreiras, ou seja, fazem com que profissionais atinjam cargos altos mais rapidamente.
O caminho para conseguir isso, porém, não é fácil. Segundo Andréa Clemente, diretora de RH da Whirlpool -- dona de marcas de eletrodoméstico, como Brastemp e Consul -- o programa da empresa teve 20 mil candidatos no ano passado. Apenas dez foram aprovados.
"Costumo dizer que o processo de seleção de trainee é pior do que o de um presidente de empresa", afirma Melina Graf, gerente da Thomas Case & Associados, empresa especializada em carreiras. "É feita uma avaliação de todos os lados: técnica, cultural, de personalidade, assuntos gerais."
"Em geral, empresas buscam excelente formação; no mínimo um idioma, além do português; vivência internacional; boa cultura geral; conhecimento de política e negócios; habilidade em lidar com pessoas e perfil de liderança. Resumindo, é quase um super-herói", afirma o consultor e especialista em RH Josué Bressane.
Escolha bem
Os especialistas alertam que os processos são intensos como maratonas. Em geral, candidatos passam por inúmeras etapas, como testes online, provas presenciais, dinâmicas de grupo, entrevistas e apresentações.
Ao se inscrever, é preciso ter isso em mente. Passar por um processo já é desgastante, imagine passar por mais de um ao mesmo tempo. "Eles são longos, demandam muito, têm muitos inscritos. É preciso um equilíbrio entre quantidade e qualidade", afirma Andréa Clemente.
Ou seja, tentar mais de uma empresa aumenta as chances de sucesso, mas passar por muitos processos simultaneamente pode gerar um desgaste desnecessário, e prejudicar o desempenho. Procure aquelas com as quais mais se identifica e cujo setor mais o interessa.
Conheça a empresa em detalhes
"É inaceitável que o candidato não tenha vasculhado tudo sobre a empresa", afirma Josué Bressane.
Ele aconselha entender muito bem quais são os valores da empresa, ler o que puder sobre ela, tentar conversar com pessoas que trabalham lá, ver como se comportaram as ações nos últimos anos (se a empresa for de capital aberto) e preparar perguntas sobre o negócio para levar ao entrevistador.
Andréa Clemente afirma que as empresas procuram profissionais que se identifiquem com ela, com sua cultura e valores. "Entenda como a empresa pensa e busque demonstrar na seleção. Isso pode ser importante".
Informe-se sobre assuntos gerais
Segundo Melina Graf, ao se preparar para uma entrevista de emprego para cargos em geral, candidatos devem estudar a empresa e o mercado em que ela atua.
Mas, para processos de trainee, isso não basta. Os selecionadores também costumam cobrar muito conhecimentos gerais, como em política e atualidades. É preciso entender muito bem o mundo à sua volta, não apenas os assuntos que são relativos à profissão.
Seja você mesmo
É ruim para você e para a empresa tentar mostrar aos recrutadores ser um profissional que não é. "Seja você. Não adianta criar um trainee perfeito na cabeça e tentar aplicar esse papel na seleção", diz Andréa Clemente.
"As consultorias de RH tem o hábito ruim de fazer o candidato se tornar falso, 'maquiado'. Em algum momento, essa maquiagem cai", afirma Bressane.
Saiba trabalhar em equipe
"Resultados são muito importantes, mas como os entrega é tão importante quanto", afirma Andréa Clemente. "Não é só se destacar individualmente. [A empresa avalia] como interage, como constrói e como trabalha em equipe. O objetivo é sempre se destacar, não é prejudicar a pessoa do seu lado".
Jovens brasileiros recém-formados disputam vagas para trainee
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.