IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Universidade mais antiga da Europa oferece bolsas para graduação e mestrado

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do Estudar Fora*

24/01/2021 04h00

Considerada a universidade mais antiga da Europa e a mais antiga do mundo em operação contínua, a Universidade de Bolonha (Unibo), na Itália, está recebendo candidaturas para bolsas de estudos de graduação e mestrado.

As inscrições vão até 31 de março ou 30 de abril, dependendo do curso desejado.

A Universidade de Bolonha foi fundada em 1088. Passaram por ela personalidades como o astrônomo Nicolau Copérnico (responsável pelo entendimento de que a Terra gira em torno do Sol), o pensador renascentista Erasmo de Roterdã e, mais recentemente, cineastas como Pier Paolo Pasolini e Michelangelo Antonioni.

As bolsas são oferecidas em duas modalidades:

  • isenção da anuidade ("tuition fee")
  • bolsa no valor de 11 mil euros (cerca de R$ 73 mil) para um ano de estudos

As bolsas estão sendo oferecidas para todos os programas de graduação da universidade. A lista completa de programas pode ser vista neste link.

São oferecidos programas de "first cycle" (primeiro ciclo), com três anos de duração, que são basicamente equivalente às graduações brasileiras, e de "second cycle" (segundo ciclo), que são mais parecidas com um mestrado, e duram dois anos. O idioma dos programas é italiano ou, em alguns casos, inglês.

Há ainda programas de "single cycle" (ciclo único), que são praticamente uma graduação com mestrado integrado. A inscrição para bolsas para os programas primeiro ciclo e ciclo único vai até o dia 30 de abril, e as inscrições para as dos programas do segundo ciclo vão até 31 de março.

Como se inscrever para as bolsas

Para concorrer às bolsas para a Universidade de Bolonha, é necessário comprovar a conclusão do ciclo anterior de estudos: para os programas "single "ou "first cycle", isso significa um diploma de ensino médio emitido por instituição brasileira. Para os de "second cycle" (mestrado), é preciso apresentar diploma de curso superior.

Se você está interessado nos programas de graduação ("first" ou "single cycle"), deverá mostrar também os resultados do exame SAT. Se o seu interesse forem os programas de mestrado, será preciso mostrar a sua pontuação na prova GRE. Em todos os casos, é necessário ter menos de 30 anos de idade.

Mais informações podem ser vistas por meio deste link. A universidade alerta que, para quem precisa fazer o SAT, a única data de aplicação da prova fora dos EUA que ainda está dentro do prazo de candidatura será em 13 de março de 2021. E as inscrições para essa próxima prova vão até 12 de fevereiro.

As inscrições às bolsas devem ser feitas por meio deste link. Os candidatos serão ranqueados, e os melhores colocados receberão as bolsas de 11 mil euros até que todas as bolsas disponíveis forem esgotadas. Os candidatos que vierem depois no ranking receberão a isenção de anuidades da universidade.

*O texto "Bolsas integrais para graduação e mestrado na universidade mais antiga da Europa" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.