IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Feedback negativo? 5 conselhos para não levar críticas para o lado pessoal

Do Na Prática*

05/04/2021 04h00

Em um ambiente corporativo é comum que gestores deem feedback para seus colaboradores, ou seja, avaliem ações e resultados e deem um retorno sobre o desempenho. O intuito é fazer com que cada pessoa possa se desenvolver dentro da empresa, melhorando suas fraquezas e fortalecendo suas habilidades.

Mas pode não ser fácil lidar com o criticismo, principalmente para as pessoas mais sensíveis. Para sobreviver a esse tipo de situação, veja cinco conselhos da escritora Beth Skwarecki e da psicóloga Harriet Lener, ambas norte-americanas, para não se apegar ao feedback negativo.

1 - Aceite que, eventualmente, vai acontecer

Beth afirma que a única maneira de evitar as críticas é se ninguém souber que você existe. Ela argumenta que, assim que você expõe para o mundo, as pessoas irão criar opiniões sobre você. Ninguém, não importa quão bem-sucedido seja, é amado por absolutamente todos. Quando você pensa dessa maneira, ser criticado se torna um sinal de que alguma coisa você está fazendo certo, garante a escritora.

2 - Observe quem está te criticando

Beth recomenda avaliar se a opinião da pessoa que lhe critica é relevante para você. É diferente receber uma crítica do seu chefe ou de um amigo próximo e de uma pessoa desconhecida que esbarrou em você em uma rede social.

3 - Escute calmamente

Harriet afirma que, quando escutamos algo que discordamos, tendemos a nos colocar na defensiva. Portanto, é importante respirar fundo, não focar no que parece errado, avaliar se existem pontos nos quais você possa concordar e não argumentar ou interromper a pessoa. Ao fim da conversa, informe que você vai avaliar os pontos discutidos.

4 - Entenda que opiniões não são fatos

Mesmo que a pessoa tenha boa intenção ao fazer uma crítica, o julgamento dela é humano e, portanto, falho. Sem levar em conta que o outro interpreta e reage de forma pessoal. Como isso chega em você, pode não ser 100% do que de fato ocorreu. Com o que lhe é passado, você ainda tira suas próprias conclusões. Tente não se fixar em uma única interpretação do porquê alguém lhe deu determinado retorno.

5 - Seja verdadeiro com você mesmo

Se depois de avaliar com calma você perceber que não concorda com a crítica, mostre gentilmente para o outro como você enxerga as coisas. Não abra espaço para insultos. Caso eles ocorram, o melhor a fazer é se retirar e continuar em outra oportunidade.

*O texto "Feedback negativo? 5 conselhos para não levar as críticas para o lado pessoal" foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar.