Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Sompo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em dezembro de 2024

Sompo cresce 25% no ano

O CEO Alfredo Lalia Neto é o último entrevistado do SompoCast

oferecido por Selo Publieditorial Reprodução

Inteligência artificial (IA) e mudanças climáticas foram temas que marcaram a economia e influenciaram o mercado de seguros em 2024. Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo, destacou esses desafios no episódio final da segunda temporada do SompoCast, apresentado por Gloria Vanique. "A inteligência artificial se firma como um desafio para todas as empresas, enquanto as mudanças climáticas impactam fortemente a sociedade e o mercado de seguros", explicou ele.

Assista ao episódio completo

Acompanhe a 2ª Temporada do SompoCast em todas as plataformas

A Sompo adotou a inteligência artificial (IA) em suas operações de subscrição nos ramos de transportes, máquinas e equipamentos. O objetivo é que o sistema, que já está em funcionamento nesses segmentos, seja expandido para todas as linhas de negócio da empresa até 2025. A ação visa não apenas aumentar a agilidade nos processos, mas também proporcionar maior autonomia para os profissionais tomarem decisões, reduzindo, assim, atividades operacionais repetitivas.

Outra inovação importante da companhia é a segmentação de clientes. Com o objetivo de adotar uma abordagem mais personalizada, a Sompo criou um projeto de segmentação que divide as diversas atividades econômicas atendidas pela companhia. A análise de cada setor é feita tanto por meio de pesquisas de mercado, quanto a partir de demandas dos próprios clientes.

As solicitações de um cliente do agronegócio, por exemplo, são distintas das de alguém da construção civil, e, por isso, as soluções oferecidas devem ser adaptadas. Para apoiar essa mudança cultural, a Sompo reestruturou sua organização, criando uma terceira área que tem o foco exclusivo no cliente. Essa área é composta por especialistas que compreendem as necessidades de cada setor e auxiliam as equipes comerciais e de subscrição.

Crescimento de 25% em 2024

Em 2024, a Sompo obteve resultados excepcionais e vai encerrar o ano com os melhores índices financeiros dos últimos tempos registrando um crescimento de 25%. Contudo, Alfredo Lalia Neto aponta o time de colaboradores como maior destaque da companhia, pois motivados pela cultura organizacional e pelos valores da empresa, contribuem para a obtenção de ótimos resultados. O grande exemplo é a conquista do selo Great Place to Work (GPTW) no Ranking Nacional, um reconhecimento pela qualidade do ambiente de trabalho.

De olho no futuro, Alfredo Lalia Neto prevê que, em 2025, as empresas que se destacarem na adoção da inteligência artificial serão aquelas que liderarão o mercado nos próximos 5 a 10 anos.

Gerenciamento de riscos e a mudança climática

No campo do gerenciamento de riscos, Lalia enfatiza a importância de se manter o foco nos riscos climáticos catastróficos, que continuarão a ocorrer e podem afetar diversas indústrias, de forma direta ou indireta. "Infelizmente chegou em um momento em que é difícil retornar, vamos ter mais eventos, vamos ter mais situações de risco e nenhuma indústria está longe disso [...] Todos os empresários têm que entender exposição climática e exposição de riscos. E ver quais são os mitigantes e o que precisa mudar no negócio, porque eventos climáticos infelizmente vão continuar acontecendo", finalizou ele.

Veja os outros episódios de SompoCast

Reprodução

Avaliando Risco

Episódio 4

Ler mais
Reprodução

Responsabilidade Civil

Episódio 5

Ler mais
Reprodução

Seguro Garantia

Episódio 1

Ler mais
Reprodução

Pessoas e resultados

Episódio 2

Ler mais
Divulgação

Agro protegido

Episódio 3

Ler mais
Topo