A Sompo adotou a inteligência artificial (IA) em suas operações de subscrição nos ramos de transportes, máquinas e equipamentos. O objetivo é que o sistema, que já está em funcionamento nesses segmentos, seja expandido para todas as linhas de negócio da empresa até 2025. A ação visa não apenas aumentar a agilidade nos processos, mas também proporcionar maior autonomia para os profissionais tomarem decisões, reduzindo, assim, atividades operacionais repetitivas.
Outra inovação importante da companhia é a segmentação de clientes. Com o objetivo de adotar uma abordagem mais personalizada, a Sompo criou um projeto de segmentação que divide as diversas atividades econômicas atendidas pela companhia. A análise de cada setor é feita tanto por meio de pesquisas de mercado, quanto a partir de demandas dos próprios clientes.
As solicitações de um cliente do agronegócio, por exemplo, são distintas das de alguém da construção civil, e, por isso, as soluções oferecidas devem ser adaptadas. Para apoiar essa mudança cultural, a Sompo reestruturou sua organização, criando uma terceira área que tem o foco exclusivo no cliente. Essa área é composta por especialistas que compreendem as necessidades de cada setor e auxiliam as equipes comerciais e de subscrição.