IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Iniciante pode optar por fundo de ações

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

14/09/2007 17h38

Quem vai guardar dinheiro para a aposentadoria tem que ter cuidado redobrado, já que fará um investimento de longo prazo. Por isso, quem quer começar a investir em ações e não tem nenhum conhecimento deste mercado deve ser ainda mais cauteloso. É por isso que os consultores são unânimes em aconselhar estas pessoas a escolherem um fundo de ações para iniciar suas atividades.

"De preferência, os fundos mais populares, que costumam ser também os de menor risco, já que procuram investir o dinheiro nas blue chips (ações com maior liquidez) e estão sujeitos a menores oscilações", aconselha o consultor financeiro Gustavo Cerbasi. "Os fundos que prometem altos ganhos arriscam muito e estão sujeitos tanto a grandes rendimentos como a quedas abruptas".

Especial mostra dicas de especialistas sobre as melhores ações e estratégias para quem pretende fazer da Bolsa a sua previdência privada. Consultores lembram as regras gerais que valem sempre que se mexe com ações: é preciso diversificar o investimento
GARANTINDO O FUTURO
AÇÕES E ESTRATÉGIAS
DIVERSIFICAÇÃO
SUGESTÕES
PARA INICIANTES
Fábio Spinola, responsável pela estratégia de renda variável da Quest Investimentos, lembra que os fundos pagam gestores e analistas setoriais que passam o dia avaliando as empresas de forma individual. Para um investidor solitário, é mais difícil fazer estas avaliações. "As pessoas têm que trabalhar e não podem ficar o dia inteiro olhando para o sobe-e-desce da bolsa".

Na atual conjuntura, em que pairam incertezas no ar, a recomendação não muda: investir devagar e sempre. Mas com cuidado, com pé no chão. Outra recomendação é que a pessoa que se decida a investir em ações procure fazer a lição de casa, conhecer o mercado, as empresas e principalmente trocar informações. "Eu não conheço nenhum investidor que enriqueceu sozinho. Compartilhar ganhos é fundamental para o sucesso", ensina Cerbasi.

(Por Sophia Camargo)