IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba o que fazer se perdeu seu informe de rendimentos para o IR 2015

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 06h00

Se você perder o Informe de Rendimentos fornecido por sua fonte pagadora, para preenchimento da sua Declaração de Imposto de Renda 2015, solicite uma segunda via ou consulte o meio eletrônico, se houver essa disponibilidade.

Como a Receita Federal cruza os dados da fonte pagadora e do contribuinte, o mais indicado é preencher sua declaração sempre com as informações fornecidas pela empresa.

As empresas podem entregar a seus empregados e colaboradores eventuais arquivos contendo informações dos comprovantes de rendimentos (Comprovante Eletrônico de Rendimentos) com os mesmos dados contidos no informe em papel.

O contribuinte, ao criar sua declaração no programa do IRPF 2015, poderá importar esse arquivo que irá automaticamente completar todos os campos da declaração com as informações.

Acesso facilitado aos gastos dedutíveis

Para quem optar pelo modelo completo da declaração do IR (que dá direito a várias deduções), outra dica é entrar em contato com instituições de ensino, médicos, clínicas e solicitar um relatório informando seus gastos e de seus dependentes.

Essa é uma forma de ter todas as despesas dedutíveis descritas de maneira organizada e, também, de garantir que você declare exatamente os mesmos valores que serão informados pela outra ponta, evitando divergências no cruzamento de dados pela Receita Federal.

Muitos desses documentos são disponibilizados via internet. Informe-se e reúna tudo o que vai precisar antes de declarar.