IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda 2023: Posso deduzir gastos com funeral na declaração?

Stefan
Imagem: Stefan

Diana Ribeiro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

14/05/2023 04h00

Gastos com funerais não se enquadram nas despesas dedutíveis no Imposto de Renda 2023. Apenas gastos com saúde, educação, previdência social e com dependentes podem ser abatidos. Confira quais despesas são dedutíveis.

Saúde

Podem ser abatidos despesas com consultas médicas, tratamentos odontológicos, sessões com psicólogos, gastos com plano de saúde, cirurgias, exames, entre outros. Confira a lista completa de quais gastos com saúde podem ser deduzidos.

Além dos seus próprios gastos, também é possível acrescentar despesas de dependentes e alimentandos.

Não há limite de dedução para as despesas médicas.

No entanto, é preciso ter todos os recibos ou notas fiscais do médico ou clínica que comprovem os valores pagos.

Educação

Podem ser deduzidos gastos com ensino infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante ou técnico, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e curso de especialização.

A dedução dos gastos com educação é limitada a R$ 3.561,50 por pessoa (titular, dependentes e alimentandos).

Assim como gastos médicos, é necessário ter os recibos ou notas fiscais das despesas.

Previdência Privada

Quem tem plano de previdência privada no modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode deduzir os valores pagos, limitado a 12%.

Se houver mais de um plano de previdência, o contribuinte deve somar os rendimentos anuais na hora de declará-los.

A dedução não vale para os planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Dependentes

O limite de dedução por dependente é de R$ 2.275,08 por ano. Confira a lista completa de quem pode ser dependente no Imposto de Renda.

Pensão alimentícia

Quem paga pensão alimentícia pode deduzir o gasto desde que a pensão tenha sido definida através de uma decisão judicial ou por escritura pública (extrajudicial).

O contribuinte que paga a pensão do alimentando pode também deduzir outras despesas, como saúde e educação, se assim foram definidas no acordo judicial.

*Fonte: A reportagem consultou Luiz Carlos de Souza Lima, contador e diretor executivo da NTW Dom Cavati

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.