Imposto de Renda 2024: Declarar o aluguel pago aumenta minha restituição?

Quem reside em imóveis alugados deve estar ciente da obrigatoriedade de declarar o valor do aluguel anualmente no Imposto de Renda, mas a despesa não tem impacto na redução do imposto a pagar ou no aumento da restituição.

Apesar de não dar nenhuma vantagem, ignorar a declaração do aluguel pago pode resultar em penalidades. A Receita Federal tem o poder de multar em 20% do valor do aluguel não declarado no ano anterior.

A declaração do aluguel pago é fundamental, já que a Receita Federal a utiliza para confrontar informações com a declaração do proprietário do imóvel. Este processo visa identificar possíveis casos de sonegação de renda por parte do proprietário.

Confira a forma de declarar o aluguel pago no imposto de renda

Para declarar o valor total de aluguel de um imóvel pago no ano anterior, é necessário acessar a ficha "Pagamentos Efetuados" no menu do lado esquerdo da janela de preenchimento do Imposto de Renda 2024. Após localizar a ficha, clique em "Novo" e selecione o código "70 - Aluguéis de imóveis".

Em seguida, é preciso informar o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel, seguido pelo nome da pessoa ou empresa. No campo de "descrição", detalhes do contrato de aluguel e características do imóvel devem ser fornecidos, incluindo se é uma casa ou apartamento, além do endereço correspondente.

Posteriormente, o contribuinte deve preencher o campo de "valor pago" com o total de aluguéis pagos ao proprietário do imóvel ao longo do ano anterior. Importante ressaltar que, caso também seja responsável pelo pagamento do condomínio e/ou IPTU, esses valores não devem ser somados ao montante do aluguel.

Ao concluir o preenchimento, clique em "OK" para finalizar o processo.

O trabalhador autônomo tem a possibilidade de registrar o aluguel no livro-caixa

Trabalhadores autônomos podem reduzir a base de cálculo do imposto de renda através do pagamento de aluguel. Para isso, é necessário que o profissional lance suas despesas no livro-caixa.

Continua após a publicidade

Essa medida permite que os contribuintes deduzam tais gastos de suas receitas, desde que demonstrem que o aluguel é indispensável para o exercício de suas atividades profissionais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes