IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Taxa básica de juros, combustíveis e mais: o que impacta seu dinheiro hoje

Research do PagBank

15/06/2022 09h15

Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas do Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe diariamente, de segunda a sexta, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados e tire suas dúvidas sobre investimentos. O programa é apresentado por Marcio Lorega, gerente de Research e Economia, e Rodrigo Paz, analista gráfico sênior, ambos do PagBank.

Os destaques do dia são:

-Bolsas globais operam de forma mistas na manhã desta quarta-feira (15), com os índices futuros americanos sem tendência definida, enquanto as bolsas europeias operam em alta. Os mercados asiáticos fecharam de forma mista devido a divulgação de dados econômicos chineses acima do esperado pelo mercado.

-Os investidores aguardam a decisão de política monetária do Fed (Federal Reserve) dos EUA, que sairá hoje. O mercado está apostando em uma chance de mais de 95% de aumento de 75 pontos-base na taxa, a maior elevação desde 1994. Às 15h30 Jerome Powell, o presidente do Fed, realizará uma entrevista coletiva após a decisão de política do banco central americano.

-No Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto porcentual, de 12,75% para 13,25% ao ano. Na avaliação do mercado, o colegiado ainda não deve indicar uma data para o encerramento do ciclo de aperto monetário.

-Ainda no cenário local o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei complementar que estabelece um teto entre 17% e 18% para a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público. O texto segue agora para sanção presidencial.