IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Bolsas globais caem com temor de recessão nos EUA --e até no mundo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rafael Bevilacqua

29/06/2022 09h18

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa, que mostra como as Bolsas globais estão reagindo ao risco de recessão nos Estados Unidos e no mundo. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda têm direito a mais duas newsletters exclusivas sobre investimentos.

As principais Bolsas de Valores do planeta operam em queda nesta quarta-feira (29), enquanto os investidores monitoram os discursos de autoridades de banco centrais dos Estados Unidos e da Europa.

Diante da persistência da inflação, que nos EUA já acumula alta de 8,6% nos últimos 12 meses, é esperada uma resposta cada vez mais incisiva dos bancos centrais, na forma de alta dos juros e retirada de estímulos.

Atualmente, a taxa básica de juros dos EUA se encontra no patamar entre 1,50% e 1,75% ao ano, e deve subir a um ritmo de 0,50 ponto percentual a cada reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetárias dos EUA) nos próximos meses.

Isso significa que o período de altíssima liquidez nos mercados globais acabou, ao menos por ora, e isso tem sido observado na fuga de capital dos mercados mais arriscados, como o de ações de tecnologia ou criptoativos, em direção a ativos considerados mais seguros, como a renda fixa.

No caso do Brasil, a renda fixa se torna ainda mais atrativa, uma vez que a Selic se encontra em 13,25% ao ano, e deve subir ainda mais, fazendo com que o juro real, ou seja, a taxa de juros descontada a inflação, seja um dos mais altos do planeta.

No curto prazo, os mercados globais devem passar por fortes oscilações, enquanto não se tem certeza de se os Estados Unidos —ou até mesmo a economia global— entrarão em recessão.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes UOL, que possuem acesso integral ao conteúdo de UOL Investimentos): informações sobre a retomada do plano de desinvestimentos pela Petrobras.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

**********

NA NEWSLETTER A COMPANHIA

A newsletter A Companhia analisa se vale investir na Braskem, empresa escolhida por Matheus Jaconeli e Bruna Sene, analistas da Nova Futura Investimentos. A companhia é uma das maiores produtoras globais de petroquímicos. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.