Se jogou na folia e virou rei do camarote? Veja 4 passos para se recuperar
Ah, o Carnaval! Aquela época do ano em que as preocupações financeiras muitas vezes são deixadas de lado em nome da diversão. Mesmo que uma viagem não tenha sido programada para o feriado, já parou para pensar naquela caipirinha a mais ou os adereços comprados de última hora para entrar no clima? Agora que a festa acabou e a Quarta-Feira de Cinzas chegou, é momento de encarar a realidade e lidar com as consequências das nossas extravagâncias carnavalescas.
Se você faz parte desse grupo que se jogou na folia sem se preocupar muito com o saldo bancário, não se desespere! Ainda há maneiras de correr atrás do prejuízo e colocar as finanças de volta nos trilhos. Aqui vão algumas dicas:
1) Encare a realidade. Não tem como fugir de dar o primeiro passo. O jeito é encarar a situação de frente e avaliar o estrago. Analise seus extratos bancários e cartões de crédito para entender exatamente quanto você gastou.
2) Estabeleça um plano de pagamento. Se você acabou acumulando dívidas durante o carnaval, estabeleça um plano de pagamento para quitar esses débitos o mais rápido possível. Tente priorizar as dívidas com juros mais altos e, se necessário, negocie com os credores.
3) Corte gastos desnecessários. Identifique onde você pode cortar gastos nos próximos meses para compensar o que foi gasto a mais no carnaval. Talvez seja hora de dar uma pausa nos jantares fora de casa ou nos pequenos luxos do dia a dia - mesmo que por um tempo breve, você verá como essa atitude pode ajudar e muito no balanço das suas contas.
4) Crie um orçamento. Não deixe que os gastos impulsivos do carnaval se repitam ao longo do ano. Crie um orçamento realista que leve em conta todas as suas despesas e objetivos financeiros, e siga-o à risca.
5) Busque renda extra. Se você identifica oportunidades de fazer trabalhos freelancer ou até mesmo vender aquele item sem uso e passá-lo para a frente, talvez seja um ótimo momento de colocar esse plano em prática e buscar uma fonte adicional de renda. Ah, mas abra os olhos a respeito dos golpes financeiros, hein?! Nada de cair em promessas de altos retornos e quase nenhum risco...
Lembre-se de que a folia é apenas uma pequena parte do ano e não vale a pena comprometer suas finanças por causa do feriado. Com um pouco de disciplina e planejamento, você pode superar qualquer ressaca financeira pós-folia. "Todo carnaval tem seu fim" e ainda bem que as despesas dele também.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.