Só para assinantesAssine UOL

5 dicas para conquistar a tão sonhada estabilidade financeira

Quando ainda se é adolescente, ou até mesmo um jovem adulto, conquistar a independência financeira é um grande desejo. Afinal, não depender de ninguém para conseguir comprar o que se quer é libertador. A estabilidade financeira pode ser considerada como um passo adiante, tratando-se não apenas de ter uma reserva de dinheiro, mas também de construir uma base sólida que proporcione segurança e tranquilidade em relação às finanças pessoais.

Em um mundo onde as incertezas econômicas são frequentes, alcançar a estabilidade financeira pode parecer uma jornada desafiadora, mas é totalmente possível com planejamento e disciplina. Abaixo, vou elencar 5 dicas simples para você começar essa jornada.

1) Elabore um orçamento detalhado

Você agora tem dinheiro, mas sabe para onde ele está indo? Listar os seus custos pode ser uma tarefa um tanto quanto chata, até porque entender que alguns gastos aumentam e muito o seu custo de vida, não é lá das coisas mais agradáveis. Mas vai por mim, vai ser essencial para você realocar recursos para economias e investimentos. Portanto, crie um orçamento detalhado que liste todas as suas receitas (dinheiro que entra na conta) e despesas mensais (dinheiro que sai da conta).

2) Pague dívidas e evite novas

Dever dinheiro tira a estabilidade de qualquer um, né? Além de que, o mais comum de se escutar é a pessoa conseguir a sua independência financeira, mas não se adequar ao novo custo de vida que vem com ela. Isso porque, se o estilo de vida aumenta, os custos também acompanham esse ritmo.

Para que isso não seja um obstáculo para alcançar o sonho da estabilidade financeira, priorize o pagamento de dívidas existentes, começando pelas de juros mais altos, como cartões de crédito. Ao mesmo tempo, evite contrair novas dívidas sempre que possível. Isso vai fazer com o que você libere recursos para investir e fazer seu dinheiro render mais.

3) Crie um fundo de emergência

Os imprevistos infelizmente não avisam quando estão chegando. De vez em quando, é possível que você tenha que usar um dinheiro para cobrir uma despesa inesperada como a compra de remédios, um carro quebrado ou até mesmo a perda de emprego.

Para a estabilidade financeira funcionar é essencial que você se antecipe a um evento indesejado, então reserve uma quantia equivalente a pelo menos de 3 a 6 meses de despesas básicas. Isso irá proporcionar uma rede de segurança financeira e tempos de crise.

Continua após a publicidade

4) Invista em educação financeira

Estude e conheça tudo o que está nas suas mãos para conquistar a estabilidade financeira. Nada melhor que estar bem preparado e munido de informações para ajudar você a tomar melhores decisões sobre suas finanças pessoais e investimentos.

Por isso, tire um tempo pra ler livros, participar de cursos on-line e assistir a vídeos educacionais. Para um conhecimento mais aprofundando, basta buscar por orientação de profissionais financeiros qualificados.

5) Diversifique seus investimentos

Passou por todos os itens acima? Então esse é o momento de diversificar seus investimentos. Investir em mais de um tipo ajuda a reduzir o risco e maximiza o potencial de retorno ao longo do tempo. Você pode distribuir seus investimentos em uma variedade de classes de ativos, como ações, títulos, imóveis e fundos, por exemplo.

A busca pela tranquilidade econômica não deveria ser um bicho de sete cabeças. Um planejamento cuidadoso, compromisso e disciplina podem te ajudar a conquistar a tão sonhada estabilidade financeira.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes