Finanças Pessoais: Lições do GPS para alcançar a liberdade financeira

Já percebeu que os aplicativos de GPS nunca dizem "você está na direção errada!" quando fazemos um desvio? Eles simplesmente ajustam a rota e indicam o melhor caminho a partir daquele ponto para chegarmos ao nosso destino. Com as nossas finanças, acontece o mesmo.

O "desvio", na maioria das vezes, acontece por falta de educação financeira, especialmente no Brasil onde não existe a cultura de ensinar os caminhos para se organizar e tomar melhores decisões financeiras. Aí a gente vai guiando como se conhecesse a estrada quando de fato ignora os buracos na pista, as curvas sinuosas, as barreiras e até mesmo as blitzes.

Ajustando a Rota Financeira

Num primeiro momento, o que nos fez desviar importa menos do que o caminho que nos levará ao nosso destino. O percurso financeiro apenas precisa ser redirecionado de modo a considerar nossas reais possibilidades. Pode demorar mais tempo e envolver mais voltas, mas avançar na direção certa é necessário.

Evitando atalhos perigosos

Algumas pessoas, às vezes, querem alcançar seus objetivos financeiros pelo percurso mais rápido e se envolvem em jogos e oportunidades de ganhos rápidos e irreais. Essas pessoas literalmente pagam para sonhar. E mesmo com a remota chance de ganharem, por pouco tempo conseguiriam manter o equilíbrio financeiro.

Por que é tão desafiador?

Justifico essa afirmativa com um exemplo em outro contexto. Digamos que num passe de mágica, eu ou você acordássemos pela manhã com um corpo escultural que só o photoshop (ou uma vida de exercícios) criaria. Por quanto tempo será que manteríamos esse corpo? No meu caso, acho que no máximo por 3-6 meses. Isso porque eu não incluí na minha vida hábitos saudáveis e uma rotina de treinos realmente capaz de conquistar aquele corpo. Ele veio por um passe de mágica, lembra? E sem essa rotina correta com dedicação, rapidamente eu voltaria a ser como era antes da mágica. E você, conseguiria?

A Importância da rotina financeira

Essa rotina de treino e aprendizado é o que nutre a diferença entre liberdade financeira e independência financeira. A primeira significa que, dentro das minhas possibilidades e conhecimento, eu consigo fazer escolhas orientadas e conscientes que me levam ao melhor caminho. Já a segunda é algo muito maior do que as minhas possibilidades nesse momento, significa chegar no destino desejado com um passe de mágica. Mas mágicas não existem.

Continua após a publicidade

O jeito é buscar conhecimento e inspiração

O importante é nos mantermos em movimento e seguirmos ajustando a nossa rota por meio do conhecimento, assim seguramente chegaremos lá.

E se quiser se inspirar em pessoas reais que superaram muitas dificuldades, continuam na sua rota e já guiam outras pessoas no melhor caminho, assista ao Vozes que Inspiram, empoderamento financeiro para pessoas pretas, disponível no link Vozes que Inspiram | Empoderamento financeiro para pessoas pretas | EP.1

Lembre-se, cada desvio pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento financeiro. Continue ajustando sua rota e confie no processo!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.