Só para assinantesAssine UOL

Empreendedorismo feminino: pedir ajuda e orientação é sinal de coragem

Antes de entrar no assunto empreendedorismo, vale fazermos uma reflexão importante. Assim como eu, provavelmente muitas outras mulheres também foram questionadas, ao fazer algo simples do seu próprio cotidiano, se o seu companheiro havia "autorizado" ou se até mesmo ele "não veria problemas" naquilo.

É aquela coisa: é raro, mas acontece com frequência, né? Isso também se repete no empreendedorismo feminino. Grande parte das mulheres buscam abrir o seu negócio para conquistar a sua autonomia. Assumir o protagonismo da nossa vida pessoal e profissional é parte essencial para entendermos que não há opiniões que nos façam desistir.

A trajetória não é simples, mas pode ser que você se depare com os seguintes cenários:

Solidão

Parece pesado e é claro que, como toda situação você vai conseguir contorná-la. Mas assim como na maternidade, quando nasce uma empreendedora, nasce uma jornada solitária. Pode ser que quem esteja à sua volta não te dê apoio, não acredite que o negócio vá vingar etc. É importante avaliar o quanto aquela opinião realmente é "necessária". O fato é que o afastamento vai ser notório, por isso alinhe as suas expectativas e não espere grandiosas reações ao contar do seu sonho.

O choque das responsabilidades

"Ah, mas eu não sabia disso", pois procure saber. Essa é a verdade nua e crua. Quando se empreende - e falo com conhecimento de causa -, um novo mundo se abre. E pasme: quem toma a decisão é você. De qualquer caminho que o seu negócio for tomar, você é responsável por ele. Isso, de modo algum, deveria ser um peso. Afinal, não estamos em busca da tão sonhada autonomia? Será um choque? Possivelmente! Mas acredite, ela é libertadora.

Vergonha ou receio de pedir ajuda

Entenda, sinta, avalie os processos do seu negócio. Empreender é uma doação grandiosa de tempo, estudo, dedicação e por aí vai. É importante entender e respeitar o tempo de maturidade do negócio. Afinal, quando o cansaço bate, quem é que vai tocar por você? É necessário chegar na exaustão para pedir ajuda? Lembre-se de equilibrar a balança e saiba que buscar por orientação é ter sim muita coragem.

Continua após a publicidade

Existem diversas formas para você buscar apoio e saber o que precisa para começar a agir na prática. No próximo episódio da websérie Independência Financeira Feminina, a convidada Ana Flávia Silva Moura, Gestora Estadual do Sebrae Delas, conta como a instituição apoia as mulheres que buscam por mais informação, aconselhamento e mentoria.

Se você não sabe por onde começar, como empreender a si mesma e colocar as mãos à obra, esse episódio é pra você!

Vale a pena assistir. Bora lá? Clique aqui para conferir!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes