Bolsas

Câmbio

HRW denuncia companhias instaladas em colônias da Cisjordânia

Jerusalém, 19 Jan 2016 (AFP) - A ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta terça-feira as companhias instaladas nas colônias israelenses da Cisjordânia ocupada porque "violam" os direitos dos palestinos e pediu seu fechamento.

Em um relatório, a organização com sede nos Estados Unidos denuncia a política israelense na Cisjordânia de apoio à colonização e de "confisco ilegal" de terras palestinas.

"A economia relacionada com a colonização contribui para a política de governo israelense, que destitui e discrimina duramente os palestinos ao mesmo tempo em que aproveita o roubo de terras palestinas e de outros recursos", afirma Arvind Ganesan, encarregado da HRW.

"A única forma de o mundo dos negócios respeitar suas responsabilidades no campo dos direitos humanos é deixar de trabalhar nas colônias", acrescentou.

O documento critica empresas, também estrangeiras, em particular do setores de cimento e imobiliário, porque avaliam o "tratamento privilegiado dado aos colonos em quase todos os setores da vida na Cisjordânia".

A unidade do ministério da Defesa israelense responsável por assuntos civis na Cisjordânia não comentou o informe, mas um porta-voz do ministério das Relações Exteriores disse que o documento é "parcial".

"Em um momento em que Israel e a comunidade internacional tomam medidas práticas para estimular a economia palestina e aumentar o número de empregos, Israel está preocupado com o impacto de um informe parcial e politizado", disse o porta-voz em um comunicado.

Israel ocupa a Cisjordânia desde a guerra de junho de 1967. Mais de meio milhão de israelenses vivem nesta região e em Jerusalém oriental, anexado por Israel.

mjs/jlr/nbz/pc/mb/mvv

HEIDELBERGCEMENT

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos