Bolsas

Câmbio

Fitch descarta Brexit e confirma 'AA+' da Grã-Bretanha

San Francisco, 11 Jun 2016 (AFP) - A agência de classificação de risco Fitch confirmou, nesta sexta-feira, sua nota "AA+" da dívida de longo prazo da Grã-Bretanha, por não acreditar que vá deixar a União Europeia (UE) e, se isso acontecer, completou, haverá um efeito negativo "moderado".

A classificação divulgada pela Fitch aponta que a perspectiva da dívida britânica é estável e que não se prevê que haja mudanças em médio prazo.

"Nosso cenário-base é que a Grã-Bretanha permanecerá na União Europeia e nossas estimativas refletem essa hipótese", afirma a agência em uma nota.

A Fitch pretende reexaminar a situação depois do anúncio do resultado do referendo de 23 de junho, caso aconteça um voto favorável à "Brexit".

"Uma votação para deixar a União Europeia teria um efeito negativo moderado sobre a solvência de Grã-Bretanha, afetando seu crescimento em médio prazo e suas perspectivas de investimento", acrescentou o texto.

Outra agência classificadora, a Standard and Poor's, ratificou no final de abril a classificação "AAA" concedida à dívida da Grã-Bretanha. Advertiu, porém, para a possibilidade de uma perspectiva negativa, manifestando sua preocupação com as consequências de uma eventual saída do bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos