IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após mortes de crianças, Ikea faz recall de 36 milhões de cômodas em EUA e Canadá

28/06/2016 18h41

Nova York, 28 Jun 2016 (AFP) - A gigante de móveis sueca Ikea anunciou nesta terça-feira (28) a retirada, nos Estados Unidos e no Canadá, de cerca de 36 milhões de cômodas da linha Malm, após a morte de várias crianças, esmagadas por cômodas que desabaram.

Cerca de 29 milhões de cômodas voltarão aos depósitos da Ikea nos Estados Unidos e 6,6 milhões no Canadá, segundo os números anunciados pela direção do grupo nos dois países.

"A Ikea Estados Unidos e a Ikea Canadá lançarão hoje uma retirada local de cômodas exclusivamente na América do Norte", disse o porta-voz do grupo Ikea, Kajsa Johansson, à AFP.

Em março, a Ikea foi informada sobre a morte de uma criança, que se somou a outras cinco entre 1989 e 2014, todas ocorridas nos Estados Unidos.

Nos últimos dois anos, mais três crianças morreram nos Estados Unidos, e outras 17 - com idades entre 19 meses e 10 anos - ficaram feridas em 41 acidentes com as cômodas, segundo a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor (CPSC), que lançou uma advertência.

"Nenhuma dessas cômodas estava presa à parede, segundo as informações que temos", ao contrário do que indica o manual de montagem, disse o porta-voz.

A filial americana da Ikea pediu aos usuários "que parem de utilizar imediatamente" as cômodas que não tenham sido fixadas à parede.

As cômodas medem 60 cm de altura, no modelo para crianças, e 75 cm de altura no modelo para adultos.

No verão de 2015, a Ikea lançou nos Estados Unidos e no Canadá uma campanha para que os consumidores dessas cômodas do modelo Malm as prendessem na parede. Segundo o presidente da Ikea Estados Unidos, Lars Peterson, o aviso não foi suficiente.

A companhia disse ter vendido mais de 147 milhões de cômodas no mundo nos últimos 13 anos, mais da metade (78 milhões) da Malm.