IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama nomeia junta de supervisão para a economia de Porto Rico

31/08/2016 16h31

Washington, 31 Ago 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira uma poderosa junta de supervisão para Porto Rico que ajudará a restaurar as endividadas finanças da ilha caribenha.

A Casa Branca informou que os sete membros do Comitê de Supervisão e Administração Financeira (Fomb) vão ajudar o governo de Porto Rico a reestruturar sua dívida de 70 bilhões de dólares e restaurar o crescimento após uma década de recessão.

Entre os sete há uma mistura de figuras da indústria bancária, do governo e do setor legal. Quatro deles foram selecionados pelos republicanos no Congresso, que lutaram para dar a Porto Rico o direito de declarar falência, e três foram eleitos pelos democratas.

Com um déficit de mais de 2 bilhões de dólares em pagamentos de dívidas, Porto Rico está bloqueado pela lei americana para pedir proteção em tribunais no caso de falência, um caminho que cidades americanas já tomaram, como Detroit.

Ao invés disso, o Fomb julgará isso ao supervisionar as reformas que o governo de Porto Rico realizará, assim como sua disciplina fiscal enquanto reestrutura sua dívida - incluindo amortizações - com os credores.

"Com uma ampla gama de habilidades e experiência, esses funcionários têm a amplitude e profundidade de conhecimento necessários para enfrentar esse complexo desafio e colocar o futuro do povo de Porto Rico em primeiro lugar", disse Obama em um comunicado.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, chamou a ilha para se mover rapidamente, nesta quarta-feira.

"O tempo é fundamental. O governo de Porto Rico deve oferecer todos os seus recursos para desenvolver e apresentar um plano para a junta de supervisão o mais rápido possível", assinalou Lew.