Presidente da BBC se demite em plena reestruturação

Londres, 14 Set 2016 (AFP) - A presidente da BBC pediu demissão depois que a primeira-ministra Theresa May solicitou a ela que voltasse a passar pelo processo de seleção para o cargo, informou o grupo britânico de comunicação, que atravessa uma grande reestruturação.

Rona Fairhead foi confirmada há quatro meses como presidente da BBC Trust, o órgão que supervisiona a corporação, pelo ex-primeiro-ministro David Cameron, mas a nova chefe de Governo revisou a decisão.

"A primeira-ministra me incentivou a fazer parte do processo de seleção", afirmou Fairhead em um comunicado da BBC Trust transmitido à AFP.

"Mas, depois de uma profunda reflexão, cheguei à conclusão de que não devo fazer isso", afirmou, considerando que preferia uma ruptura imediata em um momento em que a BBC inicia muitos novos projetos.

A negociação para a nova regra de gerenciamento da BBC é um processo delicado para este grupo que é muito querido pelos britânicos, mas cujo financiamento, mediante uma taxa anual paga pelos contribuintes, provoca críticas.

Esta taxa de 145,50 libras (210 dólares, 184 euros) serve para arrecadar 3,7 bilhões de libras anuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos