Fnac Darty cede atividades à Livraria Cultura no Brasil
Paris, 19 Jul 2017 (AFP) - A empresa francesa Fnac Darty anunciou nesta quarta-feira (19) num comunicado um acordo com o grupo Livraria Cultura para ceder sua filial brasileira, da qual desejava se desvincular há meses.
O montante da transação, cuja "conclusão está prevista para as próximas semanas", não foi comunicado.
A Fnac Darty anunciou em fevereiro passado seu desejo de deixar os negócios do Brasil, indicando que buscava um sócio para permitir que a filial ganhasse dimensão para se desenvolver. A operação permitirá que o grupo se concentre novamente em suas atividades na França e na Europa.
"A Livraria Cultura tem um projeto industrial ambicioso para a Fnac Brasil e vai se apoiar na forte notoriedade da rede Fnac e na expertise das equipes para dar sequência à sua estratégia de desenvolvimento", indica o comunicado.
"Essa aproximação entre dois grupos de cultura similares e engajados na promoção cultural no Brasil vai criar valor e sinergia", garantiu a Fnac Darty.
A Livraria Cultura poderá "diversificar suas atividades com a entrada dos produtos técnicos da Fnac", completou.
"Para dar ao novo conjunto todos os meios de se posicionar entre os líderes do mercado, a Fnac Darty vai autorizar a utilização da marca Fnac e vai proceder uma recapitalização", explica a nota.
A Livraria Cultura, importante membro do mercado de distribuição cultural nacional, atua em 18 lojas físicas e pela internet.
A Fnac chegou ao Brasil em 1999, com 12 lojas e 550 funcionários. Em 2015, as atividades do grupo no país registraram receita de 137 milhões de euros.
A filial brasileira continuava estruturalmente deficitária dentro de um mercado instável e competitivo. As dificuldades do grupo se agravaram desde que o Brasil entrou em recessão, o que afetou especialmente a aquisição de bens de consumo não alimentares pela população.
dep/sl/nas/ll
FNAC DARTY
DARTY
O montante da transação, cuja "conclusão está prevista para as próximas semanas", não foi comunicado.
A Fnac Darty anunciou em fevereiro passado seu desejo de deixar os negócios do Brasil, indicando que buscava um sócio para permitir que a filial ganhasse dimensão para se desenvolver. A operação permitirá que o grupo se concentre novamente em suas atividades na França e na Europa.
"A Livraria Cultura tem um projeto industrial ambicioso para a Fnac Brasil e vai se apoiar na forte notoriedade da rede Fnac e na expertise das equipes para dar sequência à sua estratégia de desenvolvimento", indica o comunicado.
"Essa aproximação entre dois grupos de cultura similares e engajados na promoção cultural no Brasil vai criar valor e sinergia", garantiu a Fnac Darty.
A Livraria Cultura poderá "diversificar suas atividades com a entrada dos produtos técnicos da Fnac", completou.
"Para dar ao novo conjunto todos os meios de se posicionar entre os líderes do mercado, a Fnac Darty vai autorizar a utilização da marca Fnac e vai proceder uma recapitalização", explica a nota.
A Livraria Cultura, importante membro do mercado de distribuição cultural nacional, atua em 18 lojas físicas e pela internet.
A Fnac chegou ao Brasil em 1999, com 12 lojas e 550 funcionários. Em 2015, as atividades do grupo no país registraram receita de 137 milhões de euros.
A filial brasileira continuava estruturalmente deficitária dentro de um mercado instável e competitivo. As dificuldades do grupo se agravaram desde que o Brasil entrou em recessão, o que afetou especialmente a aquisição de bens de consumo não alimentares pela população.
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