Bolsas

Câmbio

Trump anuncia investimento de US$ 10 bi da Foxconn nos EUA

Washington, 26 Jul 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, anunciou em cerimônia nesta quarta-feira um investimento de 10 bilhões de dólares da fornecedora da Apple Foxconn, para construir uma fábrica no Wisconsin.

Trump e Terry Gou, dono da gigante tecnológica de Taiwan fizeram o anúncio juntos, fortalecendo a retórica do slogan "America First" de Trump.

O presidente disse que só a construção da fábrica especializada em telas de LCD vai gerar pelo menos 3 mil empregos no estado e se apressou para reforçar a sua influência e seu engajamento para tirar o negócio do papel.

"Se eu não tivesse sido eleito, ele não estaria gastando 10 bilhões de dólares", declarou Trump, agradecendo a Gou por sua "fé e confiança no futuro da economia dos Estados Unidos".

Aliados do presidente afirmaram que Gou tinha mostrado interesse numa fábrica abandonada, e Trump se encontrou com ele em abril para estimular o negócio.

A criação de vagas de emprego em fábricas nos Estados Unidos é uma peça-chave do plano nacional de Trump.

O investimento é uma vitória dupla para Trump, que fortalece sua reputação na criação de empregos e ainda por cima aloca essas vagas num estado que foi decisivo para sua vitória nas eleições de 2016 por apenas um ponto percentual.

O investimento também foi ótimo para um dos líderes republicanos, Paul Ryan, já que os amplos investimentos em seu estado natal são uma mostra palpável de que a complicada relação com Trump pode render importantes resultados.

A Casa Branca não revelou quais incentivos fiscais foram oferecidos para atrair a empresa, mas a imprensa local estima que 3 bilhões de dólares em impostos foram abatidos.

A Foxconn, também conhecida como Hon Hai, é controlada pelo bilionário Terry Gou, popular por suas táticas de negócios agressivas.

A empresa é a maior fabricante mundial de peças eletrônicas e é conhecida por fornecer equipamentos para marcas internacionais como Apple e Sony.

Ela emprega cerca de 1 milhão de funcionários em fábricas na China e tem operações em mais de dez países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos