IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BASF deixa de comercializar pesticida após escândalo de ovos contaminados

10/08/2017 12h23

Frankfurt am Main, 10 Ago 2017 (AFP) - A empresa química alemã BASF anunciou, nesta quinta-feira, que por motivos econômicos vai deixar de comercializar na União Europeia seu inseticida fipronil, usado em sementes, depois que o produto foi encontrado em milhões de ovos.

"A BASF decidiu, por razões econômicas, não voltar a registrar [o fipronil] para o tratamento das sementes na Europa", explicou o grupo de Ludwigshafen em um comunicado.

O fipronil, apontado no passado como responsável por uma alta na mortalidade de abelhas, só é usado na Europa em alguns cultivos, para proteger as sementes de alho-poró, cebola, cebolinha e couve.

A BASF tomou a decisão "devido aos custos elevados", indica o grupo. O fipronil já não poderá ser vendido depois de 30 de setembro.

A decisão desta quinta não afeta os tratamentos contra formigas, baratas e cupins, que a BASF vai continuar produzindo e são autorizados pela UE até 2023.

O uso do fipronil foi proibido em criadouros de animais destinados ao consumo humano após um escândalo alimentício desencadeado na Holanda, mas que hoje atinge oito países, entre eles França e Alemanha, que receberam milhões de ovos contaminados pelo inseticida.

jpl/esp/mct/bc/age/ll

BASF