Bolsas

Câmbio

Trump afirma que EUA "não tolerarão" relações comerciais injustas

Danang, Vietnã, 10 Nov 2017 (AFP) - O presidente americano Donald Trump afirmou nesta sexta-feira no fórum econômico Ásia-Pacífico que a economia de seu país "não tolerará" relações comerciais injustas, em um discurso muito crítico às instituições multilaterais como a Organização Mundial do Comércio.

"Não podemos continuar tolerando os abusos comerciais crônicos e não os toleraremos", disse a uma plateia de empresários do mundo todo reunidos na cidade vietnamita de Danang.

Trump foi muito crítico ao sistema multilateral que regula o comércio mundial, encarnado pela OMC.

"Para dizer de maneira clara, a Organização Mundial de Comércio não nos tem tratado com imparcialidade", assegurou.

O esperado discurso de Trump reafirma suas posições dos últimos meses e seu desejo de afastar-se dos grandes tratados comerciais (como o Nafta, entre EUA, México e Canadá) e de investir nas relações bilaterais.

"Farei acordos comerciais bilaterais com qualquer país indo-pacífico que queira ser nosso parceiro e que respeite os princípios de comércio justo e recíproco", disse Trump.

"Sempre colocarei os EUA na frente, da mesma maneira que espero que todos vocês que estão nessa sala ponham seus países em primero lugar", acrescentou.

pc-bur/acc/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos