ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Polícia faz batida na francesa Lactalis, após escândalo de salmonela

17/01/2018 08h19

Laval, França, 17 Jan 2018 (AFP) - A Polícia francesa fez, nesta quarta-feira (17), uma batida na sede e na fábrica da Lactalis, de onde saíram as caixas de leite em pó infantil contaminadas com salmonela.

Segundo uma fonte ligada ao caso, vários magistrados e 70 policiais estão na sede de Laval e na unidade de Craon (ambas no oeste da França), como parte da investigação preliminar aberta em dezembro por "engano agravado pelo perigo para a saúde".

Na França, as autoridades sanitárias registraram 37 bebês contaminados com salmonela, depois de terem consumido leite, ou um produto de alimentação infantil da Lactalis. Desses, 18 tiveram de ser hospitalizados e, agora, todos estão "bem", segundo a agência de saúde pública francesa.

Um bebê também contraiu salmonela na Espanha, e um caso suspeito foi relatado na Grécia.

O escândalo explodiu há várias semanas, quando o governo ordenou ao principal grupo do setor lácteo francês que retirasse das prateleiras dos mercados leites e produtos infantis fabricados na unidade de Craon (oeste) desde fevereiro de 2017, depois que se detectou uma contaminação por salmonela.

Ao todo, devem ser retiradas de circulação milhares de toneladas de leite na França e no exterior. A produção foi suspensa pelas autoridades, e a fábrica, fechada para ser descontaminada.

O Ministério Público de Paris abriu uma investigação no final de dezembro sobre o caso.

DM-ao-pta/kjl/erl.

Mais Economia