IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bill Gates diz que bilionários deveriam pagar mais impostos

19/02/2018 13h59

Washington, 19 Fev 2018 (AFP) - Bill Gates disse ter pago mais de US$ 10 bilhões de impostos ao longo de sua vida, mas ele acredita que bilionários como ele deveriam pagar "bem mais" tributos, pois se beneficiam mais do sistema.

O cofundador da Microsoft e segundo homem mais rico do mundo - atrás apenas de Jeff Bezos, da Amazon - criticou a recente reforma fiscal dos Estados Unidos, que reduziu impostos sobre as empresas.

"Eu paguei mais impostos do que qualquer um, mais de US$ 10 bilhões, mas o governo deveria exigir de pessoas na minha posição que pagassem impostos bem mais altos", disse em entrevista ao Sunday with CNN.

O bilionário afirmou que a reforma aprovada em dezembro beneficia os ricos, apesar de alegações dos republicanos de que ela favorece as classes média e trabalhadora.

"Pessoas mais ricas tendem a ter benefícios drasticamente maiores que os da classe média e pobres, então isso vai contra a tendência geral que queremos ver, em que a rede de segurança fica mais forte e os que estão no topo pagam mais impostos", disse.

Com um sexto da população americana vivendo em condições que ele definiu como "desapontantes", Gates afirmou que os legisladores precisam pensar sobre a desigualdade e se questionar "por que não estamos fazendo um trabalho melhor por essas pessoas?".