IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Países da América Central assinam acordo de livre-comércio com Coreia do Sul

19/02/2018 19h16

San Salvador, 19 Fev 2018 (AFP) - Os países da América Central, exceto Guatemala, assinarão, nesta quarta-feira (19), em Seul, um Tratado de Livre-Comércio com a Coreia do Sul, anunciou o governo de El Salvador.

O tratado "é um acordo que é exemplo de como se pode alcançar um equilíbrio adequado entre abrir novas oportunidades de mercado aos produtos e, ao mesmo tempo, atender às sensibilidades dos setores produtivos", indicou em nota o Ministério de Economia salvadorenho.

A Guatemala será o único país de fora da assinatura do acordo, enquanto Panamá, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica o endossarão, disse à AFP um porta-voz do ministério salvadorenho.

O acordo, negociado desde junho de 2015, compreende 21 capítulos relacionados a acesso a mercado, regras de origem, facilitação de comércio, defesa comercial, investimentos, entre outros.

Participarão da assinatura os ministros de Economia dos cinco países da América Central. Em seguida, o tratado deverá ser ratificado pelos congressos nacionais participantes para entrar em vigor.

A Guatemala não vai assinar porque ainda não concluiu uma negociação comercial com os sul-coreanos.