ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Destaques dos dispositivos eletrônicos no Mobile World Congress

26/02/2018 15h09

Barcelona, 26 Fev 2018 (AFP) - Realidade aumentada, objetos conectados, visão que atravessa paredes: os dispositivos eletrônicos apresentados no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona têm seu eixo gravitacional no smartphone, espécie de controle remoto dos objetos do futuro.

- Cadeados inteligentes para bicicletas -Cansado de se agachar para prender a bicicleta com uma corrente e um cadeado? Uma equipe de engenheiros sul-coreanos desenvolveu um pequeno aparelho circular que é instalado na roda da frente e está conectado com o smartphone do usuário via Bluetooth.

Quando o dono da bicicleta a estaciona e se afasta, este "cadeado inteligente", chamado Bisecu, é ativado automaticamente. Quando volta, o aparelho o detecta e para de funcionar.

Se um ladrão tentar levar a bicicleta, não conseguirá mover a roda da frente. Além disso, ativará um alarme a um volume de 100 decibéis, enquanto o smartphone avisa o dono.

- Fones de ouvido para emagrecer -A start-up britânica Neurovalens apresentou fones de ouvido que emitem um leve pulso elétrico que envia um sinal ao cérebro para controlar o apetite e queimar gordura.

O presidente da companhia, Jason McKeown, assegurou que 80% das pessoas que usaram os fones Modius perderam peso. O aparelho traz um aplicativo que permite ao usuário acompanhar seu progresso.

- Termômetro de carne com wi-fi - Saber quando a carne que está no forno está no ponto pode ser difícil, e o cozinheiro em geral precisa checar o alimento várias vezes para que não fique seco.

O Meater, um termômetro do tamanho de um lápis, permite controlar a temperatura da carne através de um aplicativo no smartphone.

Funciona como qualquer outro termômetro, salvo que se comunica com o telefone via Bluetooth ou wi-fi.

"O aplicativo foi desenhado para monitorar a temperatura interna do forno ou da grelha e a temperatura interna da carne", disse Matt Blyden, do Meater.

Quando a carne está no ponto desejado pelo cozinheiro, o telefone emitirá um som.

- Visão que atravessa paredes -Posso pregar algo na parede ou será que há algum cano atrás? A companhia israelense Vayyar desenvolveu um sensor que usa sinais de rádio para "ver" através de diferentes materiais.

Coloca-se o sensor no telefone e este na parede, e seu interior aparecerá na tela: madeira, cimento, cabo elétrico...

"É quase como um novo tipo de câmera que abre possibilidades que não existiam antes", disse o diretor de marketing da Vayyar, Malcolm Berman.

- Óculos de realidade aumentada -Ver a paisagem é bom, mas fazer isso ao mesmo tempo em que se checa as notificações que chegam ao telefone celular é melhor ainda, afirma a empresa americana Vuzix.

Estes óculos de realidade aumentada, que parecem comuns embora tenha as lentes levemente tingidas, podem por exemplo oferecer direções através de um GPS ou tirar uma foto.

Basta tocar um dos lados dos óculos e abrir o aplicativo de fotografia, observar o que se quer capturar e o acessório tirará a foto.

emi-ds/du/mck/age/db

Mais Economia