Grupo Prisa, editor do El País, registra prejuízo em 2017
Madri, 28 Fev 2018 (AFP) - O Prisa, principal grupo de mídia espanhol e editor do jornal El País, sofreu prejuízo de 102,9 milhões de euros (125,7 milhões de dólares) em 2017 e fechou o segundo ano seguido no vermelho.
A gigante da mídia, que publica o El País desde 1976, explicou que as perdas se devem a "reduções em diversos ativos" do grupo, sem dar detalhes.
O faturamento também sofreu uma queda de 1,2%, a 1,170 bilhão de euros. Já o superávit operacional bruto aumentou 0,5%, a 207 milhões de euros.
Os negócios no setor educacional continuaram a ter grande peso no grupo, graças aos bons resultados da editora de livros Santillana, muito popular na Espanha e na América Latina e líder em quase todos os países onde opera.
A Santillana teve faturamento de 656 milhões de euros, alta de 3,7% em relação a 2016.
Na imprensa, a receita caiu 8,1% (de 239,9 a 220 milhões de euros), apesar de o El País continuar sendo líder de participação de mercado (41%) na Espanha, à frente de El Mundo e dos jornais ABC e La Razón.
El País continua a ganhar terreno nos meios digitais, com 108 milhões de visitantes únicos em dezembro passado, tornando-se o maior site de notícias em espanhol e o décimo em nível mundial.
O Prisa comemorou o aumento de 46% de suas receitas com publicidade procedentes de meios digitais.
A gigante da mídia, que publica o El País desde 1976, explicou que as perdas se devem a "reduções em diversos ativos" do grupo, sem dar detalhes.
O faturamento também sofreu uma queda de 1,2%, a 1,170 bilhão de euros. Já o superávit operacional bruto aumentou 0,5%, a 207 milhões de euros.
Os negócios no setor educacional continuaram a ter grande peso no grupo, graças aos bons resultados da editora de livros Santillana, muito popular na Espanha e na América Latina e líder em quase todos os países onde opera.
A Santillana teve faturamento de 656 milhões de euros, alta de 3,7% em relação a 2016.
Na imprensa, a receita caiu 8,1% (de 239,9 a 220 milhões de euros), apesar de o El País continuar sendo líder de participação de mercado (41%) na Espanha, à frente de El Mundo e dos jornais ABC e La Razón.
El País continua a ganhar terreno nos meios digitais, com 108 milhões de visitantes únicos em dezembro passado, tornando-se o maior site de notícias em espanhol e o décimo em nível mundial.
O Prisa comemorou o aumento de 46% de suas receitas com publicidade procedentes de meios digitais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.