IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Granizo atinge produtores de vinho e champanhe na França

30/05/2018 09h13

Reims, França, 30 Mai 2018 (AFP) - Várias tempestades sucessivas de granizo destruíram nas últimas semanas milhares de hectares de vinhedos na França, informaram os produtores, falando da "violência excepcional" das intempéries.

Entre abril e maio, esses episódios climáticos afetaram 1.800 hectares de vinhedos de Champanhe, no norte da França, dos quais 1.000 ficaram totalmente destruídos, ou seja, 3% da superfície total para a produção de champanhe, declarou o órgão institucional Comitê Champanhe nesta quarta-feira (30).

"Não é estranho que o granizo destrua vinhedos, o que é incomum é a precocidade e a violência das tempestades" que aconteceram durante quatro dias entre abril e maio, declarou à AFP o Comitê.

Segundo os especialistas, a França não sofria tantos impactos de raios em um mês de maio há pelo menos 20 anos.

De qualquer forma, os danos não alterarão os volumes de comercialização posto que a região de Champanhe pode contar com sua reserva, um sistema de armazenamento único no vinhedo francês que lhe permite manter o nível de produção de champanhe independentemente das intempéries.

Cerca de 7.100 hectares de vinhedos na região de Bourdeaux e mais de 10.000 na região Charente-Cognanc, ambas no sudoeste da França, se viram afetados no sábado passado pelas tempestades de granizo.