IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE anuncia interrupção de compras de ativos em breve e mantém juros

26/07/2018 11h09

Frankfurt am Main, 26 Jul 2018 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que vai cessar até o fim do ano a compra de ativos, que irá caindo gradualmente, desde que sejam confirmados nos próximos meses os dados de aumento da inflação na zona euro.

O BCE também anunciou que manterá a taxa básica de juros em seu nível mais baixo ao menos até o verão (europeu) de 2019 e que os bancos continuarão pagando um juros negativo de 0,40 pelos depósitos excedentes.

Em coletiva de imprensa após a divulgação dos dados, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que a ameaça do protecionismo continua sendo um fator importante.

Draghi também considerou que a reunião entre o presidente Donald Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, é "um bom sinal" para a solução do conflito comercial entre Estados Unidos e União Europeia, apesar de, acrescentou, ainda ser "muito cedo para julgar os resultados".

Na véspera, Donald Trump e Juncker anunciaram uma espécie de trégua para desativar o conflito comercial com decisões sobre agricultura, indústria e energia.

Considerado uma espécie de trégua, o pacto também cria muitas dúvidas e divisões dentro do bloco europeu.