IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fed deve aumentar ainda mais os juros nos EUA

19/11/2018 16h28

Nova York, 19 Nov 2018 (AFP) - Apesar de uma série de altas, a taxa básica de juros americana continua baixa, e o Federal Reserve (Fed) anunciou nesta segunda-feira (19) que planeja aumentá-la gradualmente.

Os mercados financeiros tiveram semanas agitadas em meio a comentários contraditórios de membros do Fed, interpretados como sinais de que os juros teriam que aumentar muito ou ficar como estão.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, relutou a entrar no debate, mas disse que a taxa básica de juros "ainda era baixa", mesmo depois de três aumentos este ano.

"Provavelmente aumentaremos um pouco as taxas de juros, mas é realmente no contexto de uma economia muito forte", disse Williams em resposta a uma pergunta da AFP em um evento.

"Estamos fazendo o melhor que podemos para encontrar um caminho gradual para levar a política monetária de volta a um nível mais normal de taxas de juros".

Williams é o vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto, que tem afirmado de forma consistente que os contínuos aumentos graduais das taxas de juros permitirão que a economia continue se expandindo, mantendo a inflação controlada.

Williams salientou que o Fed ajustará a política conforme necessário. "Nosso objetivo aqui é manter a economia forte, manter essa expansão pelo maior tempo possível", disse ele.

Ele observou que o Fed estava "em situação ótima", com desemprego e inflação muito baixos.