IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Putin quer ver a Rússia entre as 5 maiores economias mundiais

20/12/2018 08h55

Moscou, 20 dez 2018 (AFP) - O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira em sua entrevista coletiva anual que deseja ver seu país entre as cinco maiores economias do planeta, pois "tem as forças necessárias" para isto.

"Devemos integrar outra categoria econômica. Temos as forças necessárias para ocupar o quinto lugar (mundial) na área econômica. E acredito que conseguiremos" afirmou Putin.

"A Rússia precisa conseguir um avanço, precisamos dar um salto em termos de inovação tecnológica. Sem isto, nosso país não tem futuro", completou.

A Rússia ocupa atualmente o 12º lugar do ranking de economias mundiais, de acordo com uma classificação recente do Banco Mundial.

Putin destacou que o país registrou um crescimento de 1,7% nos últimos 10 meses e que deve alcançar 1,8% no conjunto do ano. Ele prevê que depois de 2020 o resultado deve chegar a 3%.

O presidente russo considerou que o nível de inflação do país era "aceitável", embora tenha previsto um curto período de aumento dos preços em 2019 com a alta prevista do IVA a partir de 1 de janeiro, de 18% para 20%.

Ao falar sobre o nível real dos salários, afirmou o que o aumento chegará a 7% em 2018. "As finanças se reforçam, as reservas de ouro aumentam", disse.

mp-am/mm/wdb/me/ra/fp