Suíça e Reino Unido assinam acordo comercial para pós-Brexit
Berna, Suíça, 11 Fev 2019 (AFP) - A Suíça e o Reino Unido assinaram nesta segunda-feira, em Berna, um acordo que permitirá manter as relações econômicas e comerciais entre os dois países após o Brexit.
Eles já tinham assinado, nos últimos meses, acordos sobre transporte rodoviário, transporte aéreo, seguros e livre-circulação de pessoas.
O acordo comercial, assinado nesta segunda pelo ministro de Comércio Exterior Liam Fox e o ministro suíço da Economia, Guy Parmelin, foi ampliado a Liechtenstein, devido à união aduaneira existente entre este país e a Suíça.
O pacto entrará em vigor quando os acordos Suíça-UE deixarem de ser aplicáveis às relações entre Suíça e Reino Unido, indicaram autoridades em comunicado.
"Se a fase de transição prevista entre a UE e o Reino Unido entrar em vigor em 30 de março de 2019, os acordos bilaterais Suíça-UE continuarão sendo aplicáveis entre Suíça e Reino Unido", explicou.
Neste contexto, os acordos vão servir de base para as relações econômicas e comerciais entre a Suíça e o Reino Unido após a fase de transição.
Contudo, no caso de um Brexit sem acordo em 29 de março, "o acordo será aplicado de forma provisória a partir de 30 de março de 2019".
apo/gca/alm/pc/zm/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.