Economia uruguaia cresceu 1,6% em 2018
Montevidéu, 28 Mar 2019 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) do Uruguai cresceu 1,6% em 2018 em relação a 2017, e o quarto trimestre expandiu 0,6% contra o mesmo período do ano anterior, informou nesta quinta-feira o Banco Central (BCU).
O dado indica uma expansão da economia em 2018, mas o recuo de 0,1% no último trimestre em relação aos três meses anteriores mostra uma desaceleração da atividade.
O Uruguai tinha registrado um crescimento muito superior, de 2,7%, em 2017 sobre 2016.
De acordo com o Relatório de Contas nacionais, a atividade caiu em diversos setores que são significativos geradores de emprego.
O setor da construção aparece com uma variação negativa de 2,8%, e o que inclui comércio, reformas, restaurantes e hotéis apresenta queda de 1,3%.
As atividades agropecuárias registraram expansão de 5,7% e o setor de transporte e telecomunicações avançou 6,8%. Enquanto a agricultura teve uma incidência de apenas 0,3 ponto na expansão do PIB, os transportes e as telecomunicações contribuíram com 1,3 ponto.
Em termos de comércio exterior, as exportações de bens e serviços fecharam o ano de 2018 com queda de 4,8% e as importações recuaram 2% em volume.
"Isso determinou que o volume da balança comercial com o exterior ficasse mais negativo que o do ano anterior em termos de volume físico", destaca o relatório.
mr/mls/ll/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.