Israel anuncia ampliação de zona de pesca em Gaza
Jerusalém, 26 Mai 2019 (AFP) - Israel ampliou neste domingo a zona de pesca autorizada na costa da Faixa de Gaza, três dias depois de tê-la reduzido, com o objetivo de "impedir uma degradação das condições humanitárias" no enclave palestino sob bloqueio israelense, segundo o ministério da Defesa.
Na quarta-feira, o Estado hebreu reduziu a zona de pesca autorizada de 15 para 10 milhas náuticas, em resposta ao envio de balões incendiários para o seu território do enclave palestino.
O Cogat, o órgão israelense responsável pelas operações civis nos Territórios Palestinos, informou em comunicado neste domingo que restabeleceu o limite de 15 milhas náuticas.
Essa distância ainda é menor que as 20 milhas náuticas acordadas no âmbito dos acordos de Oslo, nos anos 90.
Esta medida visa, segundo o Cogat, "evitar a degradação das condições humanitárias na Faixa de Gaza" e é "consistente com a política de distinção entre terroristas e população".
Desde março de 2018, a Faixa de Gaza é palco de protestos semanais, muitas vezes acompanhados de violência, ao longo da fronteira com Israel.
Os palestinos exigem especialmente o levantamento do estrito bloqueio israelense imposto por mais de dez anos ao enclave.
jjm/mdz/gk/bc/mar/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.