EUA: crescimento desacelera em 2019, a 2,3%
Washington, 27 Fev 2020 (AFP) - O crescimento da economia dos Estados Unidos registrou desaceleração em 2019, a 2,3%, contra 2,9% em 2018, depois que as empresas adiaram os investimentos e a inflação foi mais controlada - apontam dados divulgados pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira (27).
Embora continue sólido em relação aos principais países europeus, o crescimento da economia americana está longe da meta de 3% estabelecida pela Casa Branca. E a epidemia de coronavírus, que se propaga fora da China e afeta gradualmente toda economia mundial, provoca novas incertezas.
No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 2,1% na comparação com o mesmo período de 2018, indica a segunda estimativa, mostrando o mesmo resultado da anterior. Analistas projetavam uma alta de 2,2%.
A diferença se deve, sobretudo, a uma queda nos investimentos das empresas, preocupadas com a guerra comercial contra a China. Iniciada pelo presidente Donald Trump, a ofensiva foi particularmente agressiva em 2019.
Já a inflação foi menor em 2019 do que em 2018: 1,4% contra 2,1% no ano precedente.
jul/rsr/mps/fp/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.