UE aprova planos de apoio a empresas da Espanha por coronavírus
Bruxelas, 24 Mar 2020 (AFP) - A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira (24) os planos da Espanha de apoio às empresas e aos trabalhadores independentes afetados pela pandemia do novo coronavírus, especificamente dois sistemas de garantia no valor de 20 bilhões de euros.
"Com esses dois sistemas de garantia para novos empréstimos e operações de refinanciamento, a Espanha ajudará trabalhadores autônomos e pequenas e médias empresas a enfrentar a crise", disse Margrethe Vestager, comissária europeia para a Concorrência.
A executiva da comunidade avaliou os planos de acordo com as regras da União Europeia (UE) sobre auxílios estatais, que Bruxelas relaxou temporariamente para apoiar o aumento de gastos e a ajuda pública para lidar com a Covid-19.
"As medidas de garantia visam a limitar os riscos associados à emissão de empréstimos operacionais (...) para garantir empregos e continuar suas atividades", explicou a comissária através de um comunicado.
Bruxelas salienta que as medidas limitam o risco assumido pelo Estado a um máximo de 80% no caso do plano para as empresas independentes e pequenas e médias e de 70% para as grandes empresas.
Para conter o impacto do novo coronavírus, que a Comissão Europeia diz que arrastará a zona do euro para a recessão em 2020, os países europeus multiplicaram seus milionários planos de socorro para apoiar seus sistemas de saúde e economias.
A Espanha, quarta economia da UE, anunciou, entre outras medidas, que garantirá empréstimos comerciais de até 100 bilhões de euros, além de 600 milhões de euros para ajudar os mais vulneráveis
tjc/mar/lca/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.