FMI aprova linha de crédito para Peru de US$ 11 bilhões
Washington, 29 Mai 2020 (AFP) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) concedeu ao Peru uma linha de crédito de 11 bilhões de dólares em dois anos, solicitada por Lima para enfrentar a crise desencadeada pela pandemia de coronavírus.
"O conselho executivo do FMI aprovou hoje (quinta-feira), por um período de dois anos, um contrato de Linha de Crédito Flexível (LCF) para o Peru" por US $ 11 bilhões, segundo comunicado do FMI.
O LCF é um instrumento de financiamento renovável concedido a países com um sólido histórico de política econômica, que permite que o beneficiário tenha acesso a valores significativos a qualquer momento.
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, elogiou "as fortes estruturas institucionais e políticas do Peru" que ajudaram o país a "alcançar impressionantes resultados macroeconômicos e reduzir vulnerabilidades".
No entanto, considerou que "o colapso da COVID-19 representa um desafio extraordinário, que está empurrando a economia peruana para uma recessão".
Por sua vez, o Banco Central da Reserva do Peru observou que a LCF foi solicitada a "reforçar a resistência da economia (peruana) à incerteza global causada pela pandemia de Covid-19" e afirmou que o LCF é "contingente".
bur-ad-fj/ljc/piz/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.