IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump aponta negociações "produtivas" de pacote para economia, mas Pelosi quer plano integral

08/10/2020 15h06

Washington, 8 Out 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reverteu sua decisão de encerrar as negociações com os democratas para um novo plano de estímulo econômico e indicou que há "conversas muito produtivas" em andamento, embora a líder da Câmara de Representantes tenha alertado que é preciso um plano integral.

A menos de um mês da eleição de 3 de novembro, Trump interrompeu abruptamente as negociações com os democratas na terça-feira, voltando à Casa Branca depois de ser hospitalizado por contrair o novo coronavírus.

Nesta quinta-feira, ele recuou e indicou que vê "possibilidades muito boas" para um acordo.

"Estamos começando a ter conversas muito produtivas", disse ele em entrevista à Fox Business News, referindo-se especificamente à assistência às companhias aéreas e aos trabalhadores.

"Estamos falando de um acordo mais amplo do que o das companhias aéreas", indicou.

A líder da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, alertou, porém, que "não haverá uma lei independente para as companhias aéreas sem um projeto mais amplo".

O governo quer uma lei para o setor aéreo de cerca de 25 bilhões de dólares e uma nova ajuda econômica para os trabalhadores, mas Pelosi, que controla a bancada majoritária da Câmara de Representantes, recusa a ideia enquanto os democratas buscam um pacote de resgate que inclui ajuda para governos locais e estados.

"Existem algumas áreas de acordo", afirmou Pelosi, que culpou os republicanos por "se afastarem" de um plano integral.

A pandemia provocou forte contração da economia dos Estados Unidos, que passou de uma taxa de desemprego de 3,5% em fevereiro para uma alta de 14,8% em abril. Desde então, o indicador tem melhorado lentamente e ficou em 7,9% em setembro.

Depois que o Congresso aprovou um pacote de apoio econômico de 2,2 trilhões de dólares em março, o governo Trump e a oposição estão em desacordo sobre o tamanho do próximo plano.

Os democratas inicialmente pediram 3 trilhões de dólares e mais tarde concordaram em baixá-los para 2,2 trilhões. O governo traçou o limite em 1,6 trilhão e qualquer acordo deve passar pelo Senado, onde os republicanos são a maioria.

Ao encerrar as negociações, Trump - que está ficando para trás nas pesquisas rumo à reeleição - acusou Pelosi de não negociar de boa fé.

Depois da indignação expressa por ambos os partidos e empresários, Trump mudou seu posicionamento e pediu ao Congresso que aprovasse "imediatamente" uma legislação para estender a ajuda a companhias aéreas e pequenas empresas.

- Demissões em níveis altos -Nesta semana, os novos pedidos de seguro-desemprego permaneceram em um nível elevado de 840.000, quase inalterado em relação à semana anterior.

O economista-chefe para os Estados Unidos da consultoria HFE indicou que os novos pedidos - que correspondem às pessoas recentemente demitidas - "caíram menos do que o esperado".

"A melhoria na renovação dos pedidos de seguro-desemprego reflete que há pessoas que encontram trabalho, mas também há indivíduos que esgotaram os seus benefícios", disse o especialista.

A consultoria Oxford Economics indicou que se os líderes políticos não conseguirem lançar um pacote adicional de apoio à economia, "haverá mais pedidos de ajuda, dado o fato de que muitas empresas anunciaram demissões".

"Isso aumenta o risco de que algumas pessoas fiquem sem benefícios no início de 2021", alertou.

bur-an/lda/cc