IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aeroporto londrino de Heathrow perde posição de maior da Europa por pandemia

Passageiros desembarcam no aeroporto de Heathrow, em Londres, com máscaras de proteção contra o coronavírus - PA Images via Getty Images
Passageiros desembarcam no aeroporto de Heathrow, em Londres, com máscaras de proteção contra o coronavírus Imagem: PA Images via Getty Images

28/10/2020 08h28

Londres, 28 Out 2020 (AFP) - O aeroporto de Heathrow, em Londres, pertencente a um consórcio liderado pela gigante espanhola de infraestrutura Ferrovial, anunciou hoje que não é mais o maior da Europa em número de passageiros devido a restrições de viagem por causa do coronavírus.

"Pela primeira vez, o Paris Charles de Gaulle ultrapassou Heathrow como o maior aeroporto da Europa, seguido de perto por Amsterdam Schiphol e Frankfurt", disse o grupo do aeroporto em comunicado à Bolsa de Valores.

Heathrow relatou ter perdido vantagem comercial ao ser penalizado pelas quarentenas impostas pelo governo britânico a passageiros de diversos países e pela implantação em outros aeroportos do continente de testes covid-19 que não são aplicados no Reino Unido.

"Todos os três rivais continentais implementaram sistemas de teste. O governo britânico anunciou sua intenção de introduzir testes para passageiros de países de alto risco até 1º de dezembro para ajudar a relançar a economia do Reino Unido", afirmou.

Heathrow também reduziu suas previsões de demanda para este ano e no próximo devido à segunda onda do covid-19 e às restrições em curso.

Agora espera transportar 22,6 milhões de passageiros em 2020 e 37,1 milhões em 2021, acima das previsões anteriores de 29,2 milhões e 62,8 milhões, respectivamente.

"A redução se deve à segunda onda de aversão e lentidão na introdução de testes pelo governo britânico para reabrir as fronteiras", acrescentou.