Demonstração de força armada pró-iraniana em Bagdá
Bagdá, 25 Mar 2021 (AFP) - Dezenas de picapes cheias de homens encapuzados e armados circularam por Bagdá nesta quinta-feira, em uma nova demonstração de força dos pró-iranianos contra o primeiro-ministro Mustafa al Kazimi, que acaba de propor uma retomada do "diálogo" com Washington.
Em veículos cor cáqui, usando balaclavas com a inscrição "Rabaa Allah", a "gangue de Deus" no dialeto iraquiano, esses homens exibiam retratos de Kazimi - considerado mais pró-americano do que seu antecessor - e de outras autoridades com marcas de que foram pisoteados, como um insulto.
Rabaa Allah é o mais novo e mais poderoso dos grupos pró-Irã do Iraque. É, segundo especialistas, uma emanação das brigadas do Hezbollah, facção pré-existente integrada ao próprio Estado.
Essas manifestações de força - que não são incomuns no Iraque, já que o líder xiita Moqtada Sadr realizou outra semelhante no início de fevereiro - ocorrem em um contexto político-econômico muito tenso.
Na terça-feira, um funcionário do governo iraquiano anunciou que Bagdá havia oficialmente solicitado um novo "diálogo estratégico" com o governo Joe Biden, como foi o caso durante o de Donald Trump.
O Iraque e os Estados Unidos deveriam, em particular, voltar a discutir a questão dos 2.500 soldados americanos presentes no Iraque, cujo Parlamento votou por sua expulsão há mais de um ano.
Nenhuma data foi definida até agora a este respeito, e é altamente provável que as negociações sejam virtuais devido à pandemia de covid-19.
Nesta quinta-feira, um membro do Rabaa Allah leu uma declaração afirmando: "Saímos com nossos fuzis para enviar uma mensagem de ameaça (...) ao ocupante americano e ao governo colaboracionista (iraquiano)".
ak-sbh/hj/age/eg/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.