IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Secretária do Tesouro americano defende alta salarial para atrair trabalhadores

Secretária do Tesouro Janet Yellen defende alta salarial para trabalhadores dos Estados Unidos - Saul Loeb/AFP
Secretária do Tesouro Janet Yellen defende alta salarial para trabalhadores dos Estados Unidos Imagem: Saul Loeb/AFP

20/10/2021 14h07Atualizada em 20/10/2021 17h22

As pequenas empresas dos Estados Unidos devem aumentar os salários para atrair mão de obra em face da competição de grandes grupos, e isso é "uma coisa boa para os trabalhadores", comentou nesta quarta-feira (20) a secretária do Tesouro, Janet Yellen.

"Terão, talvez, de pagar mais. (...) Mas é bom para os trabalhadores", disse Yellen, questionada sobre a possibilidade de restaurantes, por exemplo, oferecerem salários maiores do que os propostos por gigantes comerciais como Amazon, que contratam massivamente.

"De certa forma, é bom ver os salários aumentarem e as condições de trabalho melhorarem para as pessoas que trabalham nos setores de baixa renda da economia. É algo que desejamos alcançar há muito tempo", disse à MSNBC.

"Muitos trabalhadores do setor de serviços têm salários baixos e condições de trabalho e benefícios sociais insuficientes", afirmou.

Yellen deu o exemplo dos trabalhadores que cuidam de crianças. "Boa parte deles precisa de ajuda pública porque ganham muito pouco", disse.

Diante da dificuldade de contratação de funcionários, muitas empresas de grande porte aumentaram os salários mais baixos e estão propondo bônus e alguns benefícios.

O salário mínimo legal nos Estados Unidos é de US $ 7,25 a hora.

O presidente Joe Biden queria aumentar para US $ 15, mas teve que renunciar devido à forte oposição no Senado.