Maior banco da Rússia, Sberbank anuncia saída do mercado europeu
O Sberbank, principal banco da Rússia, anunciou hoje a saída do mercado europeu, diante das duras sanções ocidentais que enfrenta em represália pela invasão da Ucrânia.
"Na situação atual, o Sberbank decidiu se retirar do mercado europeu", afirmou o banco em um comunicado divulgado por agências de notícias russas.
As filiais europeias do banco enfrentam "saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências", acrescentou o comunicado.
O banco está presente em oito países europeus: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia e Herzegovina.
"As filiais (europeias) do Sberbank dispõem de um nível elevado de capital e ativos, e os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais", afirmou o banco.
A filial do Sberbank na Suíça não está envolvida, disse em um comunicado Polina Trizonova, diretora de comunicação do banco. "A filial do Sberbank na Suíça não faz parte do grupo Sberbank Europa. O banco na Suíça continua funcionando normalmente", afirmou.
As sanções da União Europeia buscam impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capitais.
- Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.