PIB do Reino Unido registra queda de 0,3% em abril
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, pressionado pela inflação, registrou queda em abril pelo segundo mês consecutivo, com resultado negativo de 0,3%, depois da baixa de 0,1% no mês anterior, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta segunda-feira.
O organismo destacou que o setor manufatureiro foi impactado, pois "algumas empresas afirmam ter sido afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia", explicou Darren Morgan, do ONS, no Twitter.
O retrocesso de abril também foi marcado pela queda dos gastos relacionados com a covid, o que significou "uma baixa expressiva (na atividade) no setor da saúde", segundo o ONS. O PIB, no entanto, está 0,9% acima dos níveis pré-pandemia.
Os economistas alertam que a inflação vai pesar na demanda dos consumidores nos próximos meses e, portanto, na atividade britânica. O Banco da Inglaterra prevê uma contração da economia britânica para o próximo ano.
A inflação no Reino Unido disparou e atingiu 9% em abril, em ritmo anual, um recorde em quatro décadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.