PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

PIB do Reino Unido registra queda de 0,3% em abril

Pressionado pela inflação, o PIB do Reino Unido registrou queda em abril pelo segundo mês consecutivo - Getty Images
Pressionado pela inflação, o PIB do Reino Unido registrou queda em abril pelo segundo mês consecutivo Imagem: Getty Images

13/06/2022 07h05Atualizada em 13/06/2022 07h40

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, pressionado pela inflação, registrou queda em abril pelo segundo mês consecutivo, com resultado negativo de 0,3%, depois da baixa de 0,1% no mês anterior, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta segunda-feira.

O organismo destacou que o setor manufatureiro foi impactado, pois "algumas empresas afirmam ter sido afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia", explicou Darren Morgan, do ONS, no Twitter.

O retrocesso de abril também foi marcado pela queda dos gastos relacionados com a covid, o que significou "uma baixa expressiva (na atividade) no setor da saúde", segundo o ONS. O PIB, no entanto, está 0,9% acima dos níveis pré-pandemia.

Os economistas alertam que a inflação vai pesar na demanda dos consumidores nos próximos meses e, portanto, na atividade britânica. O Banco da Inglaterra prevê uma contração da economia britânica para o próximo ano.

A inflação no Reino Unido disparou e atingiu 9% em abril, em ritmo anual, um recorde em quatro décadas.