IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ucrânia perdeu 25% de suas terras aráveis pela guerra, diz ministério ucraniano

Invasão russa fez com que um quarto das terras cultiváveis da Ucrânia se perdessem. - REUTERS/Oleksandr Ratushniak
Invasão russa fez com que um quarto das terras cultiváveis da Ucrânia se perdessem. Imagem: REUTERS/Oleksandr Ratushniak

13/06/2022 14h35

A Ucrânia perdeu um quarto de suas terras aráveis pela ocupação russa de algumas regiões do sul e no leste, apesar de não representar "uma ameaça para a segurança alimentar" do país, disse o ministério da Agricultura nesta segunda-feira (13).

"Apesar da perda de 25% das terras aráveis, a estrutura dos cultivos plantadas este ano é mais do que suficiente para garantir o consumo" da população ucraniana, disse o vice-ministro da Agricultura, Taras Vysotskiy, em entrevista coletiva.

Segundo ele, "o consumo também diminuiu devido aos deslocamentos maciços [da população] e às migrações externas" para fora do país.

Apesar da perda significativa de terras nas mãos dos russos, "a atual estrutura de terras cultivadas (...) não representa uma ameaça à segurança alimentar da Ucrânia", disse Vysotskiy à imprensa.

"Os agricultores ucranianos conseguiram se preparar relativamente bem para o plantio antes do início da guerra", acrescentou.

"Até fevereiro, a Ucrânia já havia importado cerca de 70% dos fertilizantes necessários, 60% dos produtos fitossanitários e cerca de um terço do combustível necessário" para o plantio, disse.

No entanto, a ocupação russa de várias regiões ucranianas e o bloqueio de grãos de Moscou no Mar Negro forçaram os agricultores ucranianos "a mudar o que e quanto plantar", acrescentou.

Antes da guerra, a Ucrânia tinha mais de 30 milhões de hectares de terra arável, de acordo com o World Data Center-Ukraine, uma ONG internacional.