PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

TotalEnergies anuncia redução do preço do combustível na França

22/07/2022 07h44

Paris, 22 Jul 2022 (AFP) - A gigante petrolífera TotalEnergies anunciou nesta sexta-feira (22) que vai reduzir 20 cêntimos de euro por litro de combustível em setembro e outubro na França, onde o governo apelou às empresas para apoiarem as famílias diante do aumento dos preços.

"De 1º de setembro a 1º de novembro, a TotalEnergies reduzirá o preço do combustível de petróleo vendido em seus postos de gasolina em 20 cêntimos por litro em relação aos preços cotados nos mercados internacionais", anunciou em comunicado.

A partir dessa data e até o final do ano, a redução será de 10 cêntimos de euro, acrescentou a empresa, cuja iniciativa foi considerada "justa", "forte" e "boa para os consumidores" pelo ministro da Economia, Bruno Le Maire, na rádio RMC.

Esta redução junta-se a outra adotada pelo governo de 18 cêntimos de euro por litro para enfrentar o aumento dos preços. Esta última deve ir para 12 centavos em outubro e 6 centavos em novembro, antes de desaparecer um mês depois.

O anúncio da gigante dos hidrocarbonetos, presente em vários países, surge no momento em que aumenta a pressão na França, especialmente no parlamento, para que o governo tribute as empresas que obtiveram lucros graças à inflação.

A empresa de navegação CMA CGM também anunciou uma redução em suas taxas de frete em 750 euros (US$ 761) por contêiner de 40 pés com destino à França metropolitana e aos territórios ultramarinos franceses, informou em comunicado.

A medida, superior aos 500 euros inicialmente previstos, se estende a todos os clientes da França metropolitana a partir de 1º de agosto e por um ano, apesar de estar inicialmente reservada a grandes empresas de distribuição, acrescentou.

burs-tjc/meb/aa