Wall Street fecha em baixa com menor confiança dos consumidores
A bolsa de Nova York fechou em baixa nesta sexta-feira (12), preocupada com a queda no índice que mede a confiança dos consumidores americanos e com as declarações de um membro do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.
O índice Dow Jones Industrial encerrou o pregão próximo da estabilidade, com leve queda de 0,03%, enquanto o tecnológico Nasdaq retrocedeu 0,35% e S&P 500 registrou perdas de 0,16%.
"Um discurso mais firme do Fed" tensionou o mercado, opinou Peter Cardillo, de Spartan Capital.
A governadora do Fed Michelle Bowman disse hoje que, caso a inflação continue alta e o mercado laboral estiver "apertado", o aperto monetário constante "seria apropriado" para conter a elevação dos preços.
Segundo Bowman, os indicadores mais recentes não apresentaram "evidências sólidas" de que "a inflação [está] em uma curva descendente".
Soma-se a esses comentários o desânimo em relação ao índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan, que registrou, em maio, seu nível mais baixo em seis meses.
O levantamento da Universidade de Michigan também revelou que os consumidores revisaram para cima suas expectativas de inflação a dois anos, para 3,2%, em comparação com os 3,0% de abril, o nível mais alto para este indicador desde 2011.
O discurso da governadora Bowman e essa piora nas expectativas de inflação, um parâmetro monitorado de perto pelo Fed, fez com que os rendimentos dos títulos do Tesouro disparassem.
tu/ag/gm/rpr
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.