Casa Branca indica 'progresso constante' nas negociações sobre o teto da dívida
A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (19) que está fazendo um "progresso constante" nas negociações para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos, no momento em que o presidente Joe Biden está no Japão para a reunião de cúpula do G7.
Biden "pediu e recebeu uma atualização esta manhã de sua equipe de negociadores", que informou sobre um "progresso constante", afirmou uma fonte do governo.
"O presidente orientou a equipe a continuar buscando um acordo bipartidário", acrescentou.
Os Estados Unidos devem atingir o teto legal de endividamento em 1º de junho, o que aumenta a possibilidade de que a maior economia do mundo suspenda pela primeira vez os pagamentos de sua dívida.
A suspensão de pagamentos na dívida de 31,8 trilhões de dólares provocaria alvoroço nos mercados mundiais se um acordo não for alcançado entre democratas e republicanos, que exigem cortes profundos nos gastos para elevar o teto da dívida.
Biden "permanece confiante de que o Congresso fará o necessário para evitar o default".
O presidente da Câmara de Representantes, Kevin McCarthy, disse na quinta-feira que vislumbra "um caminho" para um acordo que evitaria o default, apesar da insistência da extrema-direita do partido nas exigências de cortes de gastos.
kaf/cwl/mas/cjc/fp
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.