Visão prospectiva de liderança sábia se reflete no comércio exterior não petrolífero dos Emirados Árabes Unidos, afirma Al Zeyoudi
ABU DHABI, 18 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior, enfatizou que a visão de futuro da sábia liderança para expandir a rede de parceiros comerciais e de investimento se refletiu significativamente no comércio exterior não petrolífero de bens e serviços dos Emirados Árabes Unidos, que continuou a registrar números históricos sem precedentes no final de 2023, ultrapassando mais de AED 3,5 trilhões (cerca de USD 950 bilhões).
O ministro afirmou que esse é um marco genuíno para a nação. "A expansão do comércio exterior é um pilar da estratégia econômica dos Emirados, uma força motriz do crescimento e da diversificação e um catalisador para setores que se concentram em inovação, conhecimento e tecnologia avançada", acrescentou.
O Dr. Al Zeyoudi saudou esses resultados como "particularmente notáveis", já que eles ocorreram em meio a um declínio de 5% no comércio global no primeiro semestre de 2023 e uma queda de 8% nas exportações no terceiro trimestre.
Para o ministro, a tendência contínua de aumento no comércio exterior não petrolífero dos Emirados Árabes Unidos "é um reflexo claro da visão nacional de uma economia dinâmica e diversificada que está aberta ao mundo", disse.
Al Zeyoudi observou que, por meio do programa do Acordo de Parceria Econômica Abrangente (CEPA, na sigla em inglês), os EAU têm expandido propositalmente sua rede de parceiros comerciais em todo o mundo, assegurando laços mais fortes com nações que pensam da mesma forma para melhorar o acesso ao mercado e oferecer novas oportunidades para exportadores, industriais, investidores e empreendedores.
"Nosso comércio não petrolífero com a Turquia talvez ilustre melhor o impacto de nossos CEPAs em nossas relações comerciais", destacou o Dr. Al Zeyoudi, acrescentando que o comércio bilateral não petrolífero aumentou 103,7% em 2023, o crescimento mais rápido de nossos 10 principais parceiros comerciais e representando 5,1% do comércio exterior total dos Emirados. Notavelmente, durante os últimos cinco meses de 2023, que coincide com a implementação do CEPA, a Turquia recebeu 60% das não-exportações dos EAU.
No total, o valor do comércio exterior não petrolífero com os parceiros do CEPA dos Emirados Árabes Unidos, tanto os implementados quanto os que estão prestes a ser concluídos, totalizou mais de AED 390,5 bilhões - um crescimento de 24,5% em comparação com 2022, acrescentou o Dr. Al Zeyoudi.
O ministro de Estado do Comércio Exterior destacou a confiança internacional na economia do país, observando que, embora o comércio de bens não petrolíferos dos Emirados tenha sido de AED 2,574 trilhões, um crescimento de 12,6% em comparação com 2022, o comércio de serviços atingiu AED 967 bilhões, outro recorde - com AED 587 bilhões dessas exportações de serviços.
"Essa é uma importante área de oportunidade para os Emirados Árabes Unidos e na qual nos concentraremos nos próximos anos para impulsionar mais crescimento", concluiu.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.